terça-feira, 13 de março de 2018

Estratégias de Catan 13/14

Guia de estratégias avançadas de Catan (13/14): meio do jogo


Sua estratégia geral determinará quais serão seus objetivos, mas existem algumas coisas gerais que você pode fazer:

- Os portos 3:1 são mais valiosos do que podem aparecer, uma vez que você sempre poderá construir algo quando tiver oito cartas ou mais. Isso é fundamental para se esquivar o ladrão e permanecer produtivo.

- Se está faltando algum recurso para você, observe atentamente quem tem a maior parte. Isso permitirá com que você use com mais eficácia a carta de cavaleiro e o ladrão.

- Se você precisa de madeira para uma estrada e ovelha para uma vila troque antes de por uma estrada, pois seus oponentes podem ser menos propensos a trocar as ovelhas quando vêem que você vai colocar a vila.

- Não troque apenas algumas cartas com o banco e não construa. Provavelmente você troca por uma carta que você está achando difícil de conseguir e, portanto, outros jogadores saberão que eles podem prejudicá-lo desproporcionalmente com o ladrão se eles te roubarem.

- Preservar locais bons de acordo com a colocação cuidadosa das estradas. Bloqueia seu porto é fundamental para sua estratégia inicial. Nada melhor do que bloquear um adversário.

- Prefira um terreno menos produtivo perto de um oponente do que um lugar melhor longe de todos, especialmente se eles não tiverem ótimas opções em outros lugares. Você pode então pegar o outro item ao seu capricho enquanto continua seus planos.

- Tente conquistar a auto-suficiência antes do fim, diversificando seus recursos ou protegendo um porto útil. O comércio entre jogadores diminui muito no final do jogo e os líderes sofreram embargos.

- Se você tem mais de sete cartas na mão no final do seu turno, há uma probabilidade de 52% de ser roubado antes que você possa jogar cartas novamente. A oportunidade é de 42% se joga com 3 jogadores em vez de 4. Compre algo.

- Seja flexível. Suas cartas podem se desenvolver de uma maneira que lhe permite tirar proveito de uma oportunidade para garantir o território, pegar um porto, reforçar sua defesa ou construir cidades, mesmo que se desvie dos seus objetivos principais.

- O comandante é um grande produtor de pedra e a melhor maneira de detê-los é negando-lhes as primeiras cidades, bloquear esses recursos e se recusar a negociar o que desejam.

- Inconscientemente o desenvolvedor estrangula sua produtividade. Tente não trocar com eles pedra/trigo/ovelha pois, se você deixá-los comprar uma carta de desenvolvimento a cada rodada, eles irão ganhar.

- É bom roubar sem descanso o produtor e o desequilibrar por meio de um bloqueio inteligente de seus terrenos. Pode parecer inútil porque muitos cartas chegam, mas se você pode parar o fluxo de um recurso chave, você pode deixá-los perder muitas cartas para o ladrão e pro banco.

- A estratégia do explorador é facilmente interrompida através do bloqueio de suas estradas. Mas a menos que o tabuleiro esteja bem configurado para eles, é uma estratégia fraca de qualquer maneira. Muitas vezes é bom que o explorador salve o longo caminho pois é uma boa maneira de manter outros jogadores em cheque.

- O rei das ovelhas geralmente termina com um terreno louco que produz 5 ovelhas (que é igual a uma carta de desenvolvimento com seu porto de ovelha). É necessário fechá-lo.

- Catan não é um multiplayer solitário e muitas das brincadeiras em torno da mesa envolvem estratégias de outros jogadores e por eles serem um lobo em pele de ovelha e, como eles estão apenas parados lá, não são uma ameaça para ninguém e devem ser tratados como pouco perigosos. Constantemente ser um burro é uma boa maneira de vencer.

- Ter dois oponentes e seguir a mesma estratégia que eles muitas vezes elimina os dois jogadores de disputa. Você pode encorajar isso de várias maneiras, desde piadas manipuladoras até a negociação estratégica de cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NUNCA MAIS PERCA UMA PARTIDA

Estratégias de Catan 1/14

Guia de estratégias avançadas de Catan (1/14): colonização Este artigo é uma tradução e adaptação (adicionei também conhecimentos da minha e...