Depende muito de como o tabuleiro está distribuído e com seus oponentes jogam. Na foto resume-se quais cartas são necessárias nas seguintes situações para ganhar o jogo:
Obs: clique na estratégia para ser direcionado para uma explicação mais detalhada de cada uma:
Comandante: compre 6 cartas de desenvolvimento e tenha a “Maior Cavalaria” e uma carta de ponto de vitória, construa 2 estradas, 2 vilas e 3 cidades.
Desenvolvedor: compre 12 cartas de desenvolvimento para obter a peça “Maior Cavalaria” 2 pontos de vitória, construa 1 vila e 3 cidades.
Desenvolvedor: compre 12 cartas de desenvolvimento para obter a peça “Maior Cavalaria” 2 pontos de vitória, construa 1 vila e 3 cidades.
Produtor: construa 6 estradas, 4 vilas e 4 cidades.
Explorador: construa 10 estradas para conseguir a peça “Maior Estrada”, 4 vilas e 2 cidades.
Rei das ovelhas: substitua todas as necessidades de pedra com ovelha, compre 6 cartões de desenvolvimento para obter a peça de “Maior Cavalaria” e uma carta de ponto de vitória, construa 2 estradas, 2 vilas e 3 cidades.
Eu assumi que 6 cartas de desenvolvimento encontrarão 3 cavaleiros, um ponto de vitória e que 6 cartas de cavaleiros + invenção/construção de estradas/monopólio substituirão a produção exigida.
O comandante é definitivamente forte, mas o que acontece se o tabuleiro é pobre em pedra? Ou alguém está jogando como desenvolvedor e conseguindo o maior exército? Ou os lugares ricos em pedras são ocupados antes de você? O produtor obterá a peça de “Maior Estrada” ou não? O explorador pegará todos os locais com mais chances de produzir recursos? Os terrenos mais prováveis de produzir serão ovelhas? É melhor ter um plano B para quando as oportunidades não corresponderem à sua estratégia favorita.
Se você jogar contra jogadores avançados os jogos geralmente terminarão com as cartas de desenvolvimento esgotadas. Se isso não acontecer nos jogos, você provavelmente estará jogando um jogo relativamente amigável.
Explorador: construa 10 estradas para conseguir a peça “Maior Estrada”, 4 vilas e 2 cidades.
Rei das ovelhas: substitua todas as necessidades de pedra com ovelha, compre 6 cartões de desenvolvimento para obter a peça de “Maior Cavalaria” e uma carta de ponto de vitória, construa 2 estradas, 2 vilas e 3 cidades.
Eu assumi que 6 cartas de desenvolvimento encontrarão 3 cavaleiros, um ponto de vitória e que 6 cartas de cavaleiros + invenção/construção de estradas/monopólio substituirão a produção exigida.
O comandante é definitivamente forte, mas o que acontece se o tabuleiro é pobre em pedra? Ou alguém está jogando como desenvolvedor e conseguindo o maior exército? Ou os lugares ricos em pedras são ocupados antes de você? O produtor obterá a peça de “Maior Estrada” ou não? O explorador pegará todos os locais com mais chances de produzir recursos? Os terrenos mais prováveis de produzir serão ovelhas? É melhor ter um plano B para quando as oportunidades não corresponderem à sua estratégia favorita.
Se você jogar contra jogadores avançados os jogos geralmente terminarão com as cartas de desenvolvimento esgotadas. Se isso não acontecer nos jogos, você provavelmente estará jogando um jogo relativamente amigável.
Olá, bom trabalho amigo, abriu meus olhos para muita coisa no jogo, mas... e as lições 13 e 14.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluiracabei de achar, abraços
ResponderExcluirBom dia! Onde?
ExcluirEu havia lido essas estratégias em inglês. Foi bom vê-las traduzidas. Só faltou dar os créditos pro autor.
ResponderExcluirDei os créditos no último post (14/14) :)
ExcluirBom dia! Onde estão as dicas 13 e 14.
ResponderExcluirObrigado pelas dicas!
Boa tarde amigo, aqui estão:
ExcluirParte 13: https://brasilcatan.blogspot.com/2018/03/guia-de-estrategias-avancadas-de-catan_4.html
Parte 14: https://brasilcatan.blogspot.com/2018/03/guia-de-estrategias-avancadas-de-catan_94.html