Guia de estratégias avançadas de Catan (6/14): ladrão
Parte 5 (cartas de desenvolvimento): clique aqui
Usar bem o ladrão é crucial. Em média, o ladrão virará uma vez em cada seis rodadas e também se moverá quando alguém jogar uma carta de cavaleiro.
- Utilize na pessoa com a posição mais forte (não necessariamente o líder dos pontos abertos). Preste atenção em cartas de desenvolvimento que ainda não foram usadas, podem ser potenciais carta de pontos de vitória. Alguém que pega a peça da “Maior Estrada” primeiro raramente é uma ameaça a longo prazo.
- Use o ladrão exclusivamente sobre seu oponente mais forte. Evite motivar mais de um de seus oponentes a se vingar.
- Bloquear o que o oponente precisa é melhor do que seu terreno de maior produção. Exemplo: seu adversário tem um terreno de tijolos com produção 8, porém o que ele precisa é de trigo. O único trigo dele tem o número 4. Mesmo que o 8 tenha maior chance de sair, é melhor bloquear o 4.
- Colocar o ladrão em um terreno que pertença ao último jogador antes de você assegurará que o ladrão fique lá o maior tempo possível sem retaliação. Se o próximo adversário a jogar tiver um cavaleiro, provavelmente ele não vai usar pois o ladrão não está em seu terreno.
- Se você não possui um recurso, não coloque o ladrão onde este recurso é produzido. Você quer que haja muitos no jogo para que as pessoas troquem com você. Em vez disso, coloque em um terreno no qual você tem muito recurso para aumentar a chance de negociação com você.
Parte 7 (comandante): clique aqui
Usar bem o ladrão é crucial. Em média, o ladrão virará uma vez em cada seis rodadas e também se moverá quando alguém jogar uma carta de cavaleiro.
- Utilize na pessoa com a posição mais forte (não necessariamente o líder dos pontos abertos). Preste atenção em cartas de desenvolvimento que ainda não foram usadas, podem ser potenciais carta de pontos de vitória. Alguém que pega a peça da “Maior Estrada” primeiro raramente é uma ameaça a longo prazo.
- Use o ladrão exclusivamente sobre seu oponente mais forte. Evite motivar mais de um de seus oponentes a se vingar.
- Bloquear o que o oponente precisa é melhor do que seu terreno de maior produção. Exemplo: seu adversário tem um terreno de tijolos com produção 8, porém o que ele precisa é de trigo. O único trigo dele tem o número 4. Mesmo que o 8 tenha maior chance de sair, é melhor bloquear o 4.
- Colocar o ladrão em um terreno que pertença ao último jogador antes de você assegurará que o ladrão fique lá o maior tempo possível sem retaliação. Se o próximo adversário a jogar tiver um cavaleiro, provavelmente ele não vai usar pois o ladrão não está em seu terreno.
- Se você não possui um recurso, não coloque o ladrão onde este recurso é produzido. Você quer que haja muitos no jogo para que as pessoas troquem com você. Em vez disso, coloque em um terreno no qual você tem muito recurso para aumentar a chance de negociação com você.
Parte 7 (comandante): clique aqui
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