terça-feira, 13 de março de 2018

Estratégias de Catan 5/14

Guia de estratégias avançadas de Catan (5/14): cartas de desenvolvimento

Parte 4 (probabilidades): clique aqui

Existem 25 cartas de desenvolvimento, que são distribuídas da seguinte forma:

- 14 cavaleiro (56%)
- 5 ponto de vitória (20%)
- 2 monopólio (8%)
- 2 construção das estradas (8%)
- 2 invenção (8%)


Independentemente da que você pegue, o cavaleiro, quando o ladrão está em algum dos seus terrenos é uma boa idéia. Você não quer o ladrão em seu terreno. Porém se você tirar um ponto de vitória, melhor.

Cavaleiro: os cavaleiros são poderosos - pois protegem seus terrenos mais valiosos e você os usa para bloquear os terrenos mais valiosos do outro jogador, permite que você roube um recurso de outro jogador e permite disputar a peça de “Maior Cavalaria”. A maioria das vezes que um ladrão vai para seu terreno é por causa quem alguém jogou uma carta de cavaleiro.

Ponto de vitória: alguém com muitos cartões de desenvolvimento não jogados à sua frente é um adversário perigoso, ou tem muito poder de fogo na manga nem estão muito mais próximos da vitória do que você imagina.

Monopólio: é aqui que o rastreamento dos recursos jogados torna-se ainda mais importante. 
Catan é um jogo de informações e é possível saber exatamente quais recursos estão no banco ainda (lembre-se que o banco possui 19 cartas de cada recurso no início do jogo), mas não exatamente o que o adversário tem. Você deve prestar atenção extra em quais recursos os oponentes estão tendo em abundância quando você tiver um cartão de monopólio. Como alternativa, veja as pilhas de cartões de recursos no banco e, se alguém estiver mais fraco no jogo, use-a. Um truque astuto é negociar recursos que você vai monopolizar na sua vez. Mais poderosos no jogo final, os cartões de monopólio provavelmente são os mais importantes para prejudicar seus oponentes.

Construção de estradas: tente jogar isso quando tiver um arranjo pronto para ir ao final. Um método bom é ter 2 madeiras, 2 tijolos, 1 ovelha, 1 trigo e uma carta de construção de estradas, dessa forma você poderá surpreender o adversário construindo 3 estradas e uma vila no final, é um jeito bom para parar jogadores que estejam se expandindo muito.

Invenção: esta carta é um acordo meio grosseiro, pois você gasta 3 recursos para obter 2! Mas no início do jogo pode ser útil quando determinados recursos são difíceis de encontrar. Qualquer coisa pode ser construída quando você pode adicionar dois recursos, e você pode efetivamente manter 8 ou 9 cartas na sua mão sem o risco de ser roubado caso alguém jogue o 7. É bom trocar para construir na primeira cidade para você entrar rapidamente na produção. É menos útil do meio pro fim do jogo, mas você sempre pode usá-la para ajudar a comprar outro cartão de desenvolvimento.


Parte 6 (ladrão): clique aqui




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